Análise Da Homogenização Do Nióbio Na Liga De Alumínio 5052f Pelo Forjamento Provocado Pelo Processo Friction Stir Welding

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1199 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
O presente artigo apresenta um estudo sobre a mistura do nióbio em chapas de alumínio pelo processo Friction Stir Welding (FSW), levando em consideração o efeito de forjamento envolvido na soldagem. O processo FSW, consiste em utilizar uma ferramenta rotativa que em contato com o material a ser soldado gera atrito, provocando aumento de temperatura e deformação plástica. O aquecimento gerado é abaixo do ponto de fusão dos materiais envolvidos, por isso é considerado como solda em estado sólido. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, conta-se com a colaboração da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que forneceu amostras de Nióbio Metálico em cavaco para proceder aos experimentos deste artigo. A amostra adquirida foi triturada manualmente, em seguida, cominuido em moinho de bola para obtê-lo em forma de pó, viabilizando, assim, a inserção na junta a ser soldada. O nióbio foi colocado entre dois metais de base de Al-Mg 5052F que foi soldado pelo processo FSW, em uma máquina adaptada para esse processo. Após a soldagem foi feito a metalografia na seção transversal onde observou-se uma boa mistura do nióbio no metal soldado. Além disso, foi analisado a microestrutura formada e a composição química através do microscópio eletrônico de varredura (MEV).
Citation
APA:
(2017) Análise Da Homogenização Do Nióbio Na Liga De Alumínio 5052f Pelo Forjamento Provocado Pelo Processo Friction Stir WeldingMLA: Análise Da Homogenização Do Nióbio Na Liga De Alumínio 5052f Pelo Forjamento Provocado Pelo Processo Friction Stir Welding. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.