Aumento De Transferência Térmica No Molde Em Aços Ultra Baixo Carbono Pelo Ajuste Das Propriedades Físico-químicas Do Pó Fluxante

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 675 KB
- Publication Date:
- Oct 1, 2019
Abstract
No lingotamento contínuo, o pó fluxante é responsável pela formação de uma escória líquida no molde que formará um filme de escória entre a placa de cobre e a pele solidificada. As principais funções do filme são lubrificar e moderar o fluxo térmico no molde. Em particular, para aços com tendência ao agarramento, objetiva-se uma escória que potencialize uma extração térmica mais intensa em relação às escórias aplicadas em aços com tendência à depressão. O índice de basicidade do pó fluxante é o parâmetro que afeta diretamente a resistência térmica do filme de escória e, por consequência, a espessura da pele solidificada na saída do molde. Com o trabalho investigativo das melhores práticas, reduziu-se o índice de basicidade em 16,8% dos pós fluxantes aplicados em aços ultra baixo carbono obtendo um aumento de até 10,1% no fluxo de calor no molde. Além do aumento na espessura da pele solidificada, esse resultado também influenciou na estabilidade do nível de aço do molde e na qualidade superficial de placa.
Citation
APA:
(2019) Aumento De Transferência Térmica No Molde Em Aços Ultra Baixo Carbono Pelo Ajuste Das Propriedades Físico-químicas Do Pó FluxanteMLA: Aumento De Transferência Térmica No Molde Em Aços Ultra Baixo Carbono Pelo Ajuste Das Propriedades Físico-químicas Do Pó Fluxante. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.