Avaliação Da Soldabilidade Do Aço Api 5l X80 Soldado Pelo Processo Arame Tubular Usando O Ensaio De Soldabilidade Wic

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Karinne Fernanda Menezes de Freitas
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1248 KB
Publication Date:
Aug 8, 2018

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar a soldabilidade do aço da classe API 5L X80 de fabricação nacional quanto ao trincamento pelo hidrogênio. Para isto, o aço foi soldado pelo processo arame tubular usando como metal de adição o arame AWS E110-MC com 1,6 mm de diâmetro e como gás de proteção a mistura 75% Argônio+25%CO2. Foram adotados quatro níveis de energia de soldagem, 0,7 kJ/mm, 1,10kJ/mm, 1,60 kJ/mm e 2,00 kJ/mm e o ensaio de soldabilidade utilizado foi o WIC. Para as quatro energia de soldagem foi constatada a presença de trincas que iniciavam na região de grãos grosseiros da ZTA (RGGZTA) e se pronunciavam para a zona fundida (ZF). A ZTA apresentou um comportamento microestrutural com presença de bainita e a ZF com predominância de ferrita acicular. A microdureza na ZF foi superior em relação às demais regiões.
Citation

APA: Karinne Fernanda Menezes de Freitas  (2018)  Avaliação Da Soldabilidade Do Aço Api 5l X80 Soldado Pelo Processo Arame Tubular Usando O Ensaio De Soldabilidade Wic

MLA: Karinne Fernanda Menezes de Freitas Avaliação Da Soldabilidade Do Aço Api 5l X80 Soldado Pelo Processo Arame Tubular Usando O Ensaio De Soldabilidade Wic. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account