Avaliação Das Tensões Residuais Do Aço Inoxidável Duplex Uns S32304 Submetido A Diferentes Condições De Tratamento Térmico

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 902 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
As tensões residuais são geradas, sobre um material em equilíbrio, após a deformação plástica não uniforme causada por cargas mecânicas, térmicas ou mudanças de fase. Falhas estruturais podem ocorrer por uma combinação dos efeitos das tensões de serviço e das tensões residuais o que torna importante a medição e avaliação de como estas afetam as propriedades mecânicas dos materiais. Neste trabalho investigaram-se os valores médios das tensões residuais da fase austenítica de amostras de aço inoxidável duplex UNS S32304 por técnica de difração de raios-x. Acompanhou-se o comportamento do plano 420 com radiação CuKa (?= 1,5419 A ) em difratometro de geometria Bragg-Brentano. As amostras foram tratadas a 600°C com tempos de encharque de 10 minutos, 20 minutos e 8 horas em atmosfera ambiente e resfriamento ao ar e água do mar. Os resultados foram analisados pelo método do sen²? e indicam que as variações microestruturais e térmicas, relacionadas aos diferentes tratamentos, influenciam o valor médio das tensões residuais da fase em estudo.
Citation
APA:
(2018) Avaliação Das Tensões Residuais Do Aço Inoxidável Duplex Uns S32304 Submetido A Diferentes Condições De Tratamento TérmicoMLA: Avaliação Das Tensões Residuais Do Aço Inoxidável Duplex Uns S32304 Submetido A Diferentes Condições De Tratamento Térmico. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.