Avaliação Do Comportamento Termomecânico Do Aço Api 5l X80m – Psl2 Microligado Ao Nb-ti Através De Ensaios Isotérmicos De Torção A Quente E De Modelos Matemáticos Microestruturais

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 1582 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
Os aços APIpossuem as combinações desejáveis de resistência à tração, ductilidade, tenacidade e soldabilidade. A ArcelorMittal Tubarão iniciou o desenvolvimento de bobinas a quente do grau API 5L X80M–PSL2. O comportamento dos aços está relacionado aos parâmetros de temperatura, deformação, taxa de deformação, taxa de resfriamento e tempo entre passes na laminação a quente. Foi feito um estudo do comportamento termomecânico deste aço através de ensaios de torção a quente isotérmicos e comparados os resultados com os modelos matemáticos microestruturais da literatura ajustados para o aço em questão. Determinau-se a tensão e deformação de pico, tensão e deformação crítica e o amaciamento do material e compados com os modelos utilizados.
Citation
APA:
(2018) Avaliação Do Comportamento Termomecânico Do Aço Api 5l X80m – Psl2 Microligado Ao Nb-ti Através De Ensaios Isotérmicos De Torção A Quente E De Modelos Matemáticos MicroestruturaisMLA: Avaliação Do Comportamento Termomecânico Do Aço Api 5l X80m – Psl2 Microligado Ao Nb-ti Através De Ensaios Isotérmicos De Torção A Quente E De Modelos Matemáticos Microestruturais. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.