Avaliação Experimental Do Efeito Da Temperatura Sobre Os Espaçamentos Dendríticos Secundários De Uma Placa Produzida Via Lingotamento Contínuo

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 727 KB
- Publication Date:
- Oct 1, 2019
Abstract
A solidificação tem papel fundamental nas propriedades finais do material, uma vez que parâmetros como temperatura, composição química e cinética influenciam diretamente na micro e macroestrutura resultante. A solidificação dos aços no lingotamento contínuo ocorre através do crescimento dendrítico em direção ao núcleo da placa. A velocidade de crescimento interfere diretamente sobre a formação da micro e macroestrutura, bem como na formação das dendritas. Tais efeitos influenciam o perfil de microssegregação e macrossegregação finais. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento dos espaçamentos dendríticos secundários em função da temperatura de lingotamento e da macroestrutura resultante, além de calcular, através do uso de equações empíricas, a taxa de resfriamento local. Os resultados mostraram que para menores superaquecimentos os espaçamentos dendríticos secundários apresentam-se menores. Foi verificada uma elevada correlação entre espaçamento dendrítico secundário e posição ao longo da espessura da placa para o intervalo de superaquecimento de 22°C e 34°C. Com a utilização de uma equação empírica, foram obtidas curvas que mostram o comportamento da taxa de resfriamento local em função dos espaçamentos dendríticos secundários. Os resultados obtidos são importantes para subsidiar estudos futuros e propostas de otimização de processo relacionadas a micro e macrossegregação em placas de aço.
Citation
APA:
(2019) Avaliação Experimental Do Efeito Da Temperatura Sobre Os Espaçamentos Dendríticos Secundários De Uma Placa Produzida Via Lingotamento ContínuoMLA: Avaliação Experimental Do Efeito Da Temperatura Sobre Os Espaçamentos Dendríticos Secundários De Uma Placa Produzida Via Lingotamento Contínuo. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.