Caracterização De Placa De Circuito Impresso Proveniente De Computadores Obsoletos Visando Processamento Biohidrometalúrgico

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 8
- File Size:
- 1055 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
A reciclagem de resíduos eletroeletrônicos (REEs) é importante tanto no aspecto ambiental quanto econômico, uma vez que através do reaproveitamento do REE há diminuição da quantidade de resíduos a ser destinados, além disso, contribui para a sustentabilidade do setor minero metalúrgico, pois é possível a recuperação dos metais provenientes de REEs. Presentes na maioria dos equipamentos eletroeletrônicos, as Placas de Circuito Impresso (PCIs) são compostas por materiais cerâmicos, metálicos e poliméricos. Além disso, a heterogeneidade do material influi diretamente no tipo de processamento/tratamento a ser utilizado, desta forma a caracterização prévia do resíduo é uma etapa fundamental para determinação da rota de processamento a ser utilizada. Assim, no presente estudo é apresentado o processo de caracterização de PCIs proveniente de computadores obsoletos objetivando a determinação e quantificação dos metais presentes, de forma a estudar a influência dos mesmos em processos de biolixiviação futuros. A rota de processamento físico incluiu inicialmente processo manual utilizando guilhotina e, posteriormente, moinho de martelos com grelhas de aberturas de 6 mm e 2 mm. A caracterização foi realizada através de ensaios de perda ao fogo, lixiviação ácida e MEV/EDS e a concentração dos metais foi determinada por ICP-OES. Os resultados mostraram que 50% do material particulado tem granulometria maior que 0,25 mm; as PCIs estudadas possuem 35,6% de metais, 27,2% de polímeros e 37,2% de cerâmicos. Dos metais presentes nas placas o mais representativo foi o cobre com 21,4% em massa enquanto que metais como Fe e Al apresentaram 1,1% e 1,9% em massa.
Citation
APA:
(2018) Caracterização De Placa De Circuito Impresso Proveniente De Computadores Obsoletos Visando Processamento BiohidrometalúrgicoMLA: Caracterização De Placa De Circuito Impresso Proveniente De Computadores Obsoletos Visando Processamento Biohidrometalúrgico. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.