Comportamento Mecânico De Instrumentos Endodônticos De Ni-ti M-wire E Ni-ti Convencional Através De Simulação Pelo Método Dos Elementos Finitos

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 919 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento mecânico sob flexão de um instrumento endodôntico constituído de Ni-Ti M-Wire e comparar suas respostas com aquelas obtidas de um instrumento de Ni-Ti superelástico convencional com a mesma geometria, utilizando-se simulação por elementos finitos. Um instrumento ProTaper Universal F1 foi selecionado para este estudo. O modelo geométrico para a simulação numérica foi gerado através de micro-tomografia computadorizada e os dados para os modelos constitutivos foram obtidos por meio de ensaios de tração realizados em laboratório. A simulação numérica foi realizada em ABAQUS, com condições de contorno baseadas na especificação ISO 3630-1. Os resultados mostram que instrumentos de Ni-Ti M-Wire apresentam maior flexibilidade e menores valores de tensão quando submetidos à flexão, o que indica que estes instrumentos são mais resistentes à fadiga por flexão.
Citation
APA:
(2018) Comportamento Mecânico De Instrumentos Endodônticos De Ni-ti M-wire E Ni-ti Convencional Através De Simulação Pelo Método Dos Elementos FinitosMLA: Comportamento Mecânico De Instrumentos Endodônticos De Ni-ti M-wire E Ni-ti Convencional Através De Simulação Pelo Método Dos Elementos Finitos. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.