Desenvolvimento De Um Modelo Matemático Para Determinação Do Requerimento De Energia De Moagem Da Reserva De Minério De Ferro Da Samarco Mineração S.a.

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 13
- File Size:
- 1714 KB
- Publication Date:
- Aug 1, 2018
Abstract
A Samarco Mineração está entre os grandes produtores mundiais de pelotas de minérios de ferro com início de suas operações em 1977 na lavra e beneficiamento de minérios itabiríticos friáveis de médio a baixo teor de Ferro. No Quadrilátero Ferrífero a formação ferrífera bandada, devido a sua gênese, apresenta, no geral, um menor teor de Fe e uma maior compacidade com o aumento da profundidade. Com a crescente demanda mundial de minério de ferro, existe a necessidade da incorporação dos materiais de menor teor e maior dureza visando o aumento das reservas. O aproveitamento desses minérios impacta significativamente as etapas de beneficiamento, sendo o processo de moagem o mais afetado, suscitando a necessidade de desenvolver ferramentas para prever o comportamento do minério nessa etapa do processamento mineral. A partir do modelo geológico-tipológico pré-existente e da introdução dos testes de determinação do tempo de moagem (DTM) e do requerimento energético da moagem nas amostras de furos de sonda, desenvolveu-se um modelo matemático para o cálculo do requerimento energético do minério na moagem. Como resultado deste trabalho, a variável “energia” (kWh/t) foi inserida no modelo de blocos da reserva podendo ser utilizada pelo planejamento de lavra de curto prazo para adequação do minério à energia de moagem existente e pelo planejamento de longo prazo para antever a necessidade de revamp nas usinas existentes e/ou para auxiliar no dimensionamento de novas instalações de moagem.
Citation
APA:
(2018) Desenvolvimento De Um Modelo Matemático Para Determinação Do Requerimento De Energia De Moagem Da Reserva De Minério De Ferro Da Samarco Mineração S.a.MLA: Desenvolvimento De Um Modelo Matemático Para Determinação Do Requerimento De Energia De Moagem Da Reserva De Minério De Ferro Da Samarco Mineração S.a.. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.