Determinação E Avaliação Do Potencial De Oxidação Da Zona De Combustão De Alto-forno

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 832 KB
- Publication Date:
- Oct 1, 2019
- Industry Topics:
- Automation, Economic Viability, Green Technology, Mine Planning, Operations, Processing, Rare Earth Elements, Reclamation, Regulation, Social License, Sustainability, ESG, Tailings, Water Management, Workforce
Abstract
O alto-forno é um reator metalúrgico cujo principal produto é o ferro gusa. Práticas operacionais bem ajustadas, como a injeção de carvão mineral e gás natural, possibilitam menor consumo de coque, melhor produtividade e redução de custo. Um parâmetro importante na injeção de tais combustíveis é o potencial de oxidação da chama, chamado de Índice de Excesso de Oxigênio (IEO). Foi desenvolvida uma fórmula capaz de determinar o IEO para um alto-forno com injeção de carvão mineral baixo volátil e gás natural. Foi observado que, em média, o IEO e seu desvio padrão, para períodos com injeção de somente carvão mineral, foi maior que em períodos com co-injeção de carvão e gás natural. A otimização do IEO mostrou-se uma alternativa para melhorar o desempenho do alto-forno.
Citation
APA:
(2019) Determinação E Avaliação Do Potencial De Oxidação Da Zona De Combustão De Alto-fornoMLA: Determinação E Avaliação Do Potencial De Oxidação Da Zona De Combustão De Alto-forno. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.