Diminuição Da Flotabilidade Do Quartzo Como Consequência Do Aumento Da Dosagem De Amina

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Maria Auxiliadora Mendes Aguiar
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
782 KB
Publication Date:
Aug 1, 2018

Abstract

O sistema de flotação de minério de ferro consagrado no Brasil desde 1977 é a flotação catiônica reversa, na qual deprimem-se os minerais-minério de ferro e flota-se a ganga silicática. Em termos de reagentes, o amido é utilizado como depressor de minerais de ferro e a amina como coletor de quartzo e espumante. Teoricamente, espera-se que o aumento da dosagem de amina eleve a flotabilidade do quartzo. Entretanto, a realidade industrial tem mostrado um comportamento contrário. Este fato tem sido explicado pela formação de clatratos - termo utilizado para denominar o composto molecular formado pela adesão das moléculas de amina no interior das moléculas de amido, que resulta na depressão do quartzo. Em laboratório, a avaliação da flotabilidade de minerais puros pode ser feita através de ensaios de microflotação em tubo de Hallimond modificado. O objetivo do presente trabalho é verificar a flotabilidade do quartzo utilizando-se diferentes dosagens de amina e amido. Para isso, ensaios de microflotação em tubo de Hallimond modificado foram realizados em faixa de pH entre 6 e 12. Identificou-se a dosagem de reagentes que favoreceu a formação dos clatratos.
Citation

APA: Maria Auxiliadora Mendes Aguiar  (2018)  Diminuição Da Flotabilidade Do Quartzo Como Consequência Do Aumento Da Dosagem De Amina

MLA: Maria Auxiliadora Mendes Aguiar Diminuição Da Flotabilidade Do Quartzo Como Consequência Do Aumento Da Dosagem De Amina. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account