Efeito Da Energia De Soldagem Na Microestrutura E Resistencia À Corrosão Do Aço Inoxidável Superduplex Uns S32750 Pelo Processo Tig

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1639 KB
- Publication Date:
- Aug 7, 2018
Abstract
Os aços inoxidáveis superduplex (AISD) aliam boas propriedades mecânicas e resistência à corrosão, possuindo um vasto campo de aplicação na indústria petroquímica. Geralmente, os reparos dos equipamentos são realizados por soldagem, sendo importante a seleção de parâmetros. É de suma importância a obtenção do teor adequado de ferrita no metal de solda, sendo que a variação da energia de soldagem pode influenciar de forma direta a microestrutura e resistência à corrosão. Logo, este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos provenientes da variação de parâmetros de soldagem nas características do AISD UNS S32750. Foi avaliado o balanço de fases, relacionando esse efeito com a resistência à corrosão. Foram realizadas soldagens em chapas pelo processo TIG autógeno em 3 níveis de energia de soldagem (5, 10 e 18 kJ/cm), variando a corrente e velocidade de soldagem, de modo a obter 5 condições e a possibilidade de analisar as variáveis-resposta com essas variações isoladamente. A análise da microestrutura foi realizada por microscopia ótica e o teor de ferrita foi quantificado pela utilização de duas técnicas: ferritoscópio e quantificação por imagem. Foram realizados ensaios de temperatura crítica de pite para análise de resistência à corrosão. Concluiu-se então que o acréscimo de energia pela variação da velocidade de soldagem acarretou no aumento no teor de ferrita, ocasionando a redução da temperatura crítica de pite, sendo estes observados na fase ferrítica.
Citation
APA:
(2018) Efeito Da Energia De Soldagem Na Microestrutura E Resistencia À Corrosão Do Aço Inoxidável Superduplex Uns S32750 Pelo Processo TigMLA: Efeito Da Energia De Soldagem Na Microestrutura E Resistencia À Corrosão Do Aço Inoxidável Superduplex Uns S32750 Pelo Processo Tig. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.