Efeito Da Temperatura De Envelhecimento E Tempo Na Microestrutura E Propriedades Mecânicas Do Aço Inoxidavel Duplex 2205 De Grão Ultrafino Após Laminação A Frio

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 686 KB
- Publication Date:
- Oct 5, 2019
Abstract
Os aços inoxidáveis duplex combinam as propriedades mecânicas da ferrita com a resistência à corrosão da austenita. Quando submetido a tratamentos térmicos, pode haver precipitação de fases secundárias que prejudicam a resistência mecânica e à corrosão. O objetivo desse trabalho é avaliar a ocorrência de fases secundárias em um aço inoxidável duplex 2205 de grão ultrafino laminado a frio e submetido a temperaturas de recozimento de 600°C a 950°C por diferentes tempos (300-86400 s). Para identificação e quantificação das fases, foram utilizados microscopia eletrônica de varredura, difração de elétrons retroespalhados e difração de raios-x. As propriedades mecânicas foram avaliadas através de ensaios de tração e teste de microdureza Vickers. A presença de fase e foi observada junto ao carboneto de cromo, M23C6. A fase foi confirmada apenas depois do tratamento à 800°C. De modo geral, o aumento do tempo de recozimento leva à uma maior precipitação das fases secundárias. À medida que a precipitação ocorreu, houve aumento da fração volumétrica de austenita e redução da fração de ferrita. Embora a resistência mecânica tenha aumentado, no geral, as propriedades mecânicas, como ductilidade, são prejudicadas pela precipitação.
Citation
APA:
(2019) Efeito Da Temperatura De Envelhecimento E Tempo Na Microestrutura E Propriedades Mecânicas Do Aço Inoxidavel Duplex 2205 De Grão Ultrafino Após Laminação A FrioMLA: Efeito Da Temperatura De Envelhecimento E Tempo Na Microestrutura E Propriedades Mecânicas Do Aço Inoxidavel Duplex 2205 De Grão Ultrafino Após Laminação A Frio. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.