Efeito De Revestimentos Galvanizados Por Imersão A Quente No Coeficiente De Atrito De Um Aço Bifásico Destinado À Indústria Automotiva

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Claudeir Carvalho Silveira
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
12
File Size:
1851 KB
Publication Date:
Aug 8, 2018

Abstract

A necessidade da indústria automobilística de redução de peso, desenvolvimento de designs arrojados e aumento da resistência a corrosão dos automóveis obrigou as indústrias siderúrgicas a produzirem aços galvanizados de alta resistência. Entretanto, para que haja este desenvolvimento é necessário maior conhecimento do comportamento dos revestimentos galvanizados quando submetidos a processos de estampagem. Desgastes da superfície galvanizada, formação de pós, redução da resistência a corrosão e atrito das superfícies são aspectos importantes a considerar no projeto do ferramental de estampagem. Este trabalho teve, portanto, como objetivo a avaliação do efeito dos revestimentos Galvanizing e Galvannealed no coeficiente de atrito de um aço Dual Phase 600. Para avaliação do coeficiente de atrito foi utilizado um tribômetro de ferramenta plana que simula o atrito na estampagem de peças. O trabalho apresenta ainda a caracterização microestrutural do revestimento realizada por microscopia ótica (MO) e eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Para avaliação das propriedades do substrato e do revestimento foram utilizadas também medidas de Microdureza. Após a realização dos ensaios, foi caracterizada ainda a evolução dos revestimentos após desgaste promovido pelo tribômetro de ferramenta plana e a identificação e caracterização do fenômeno de stick-slip.
Citation

APA: Claudeir Carvalho Silveira  (2018)  Efeito De Revestimentos Galvanizados Por Imersão A Quente No Coeficiente De Atrito De Um Aço Bifásico Destinado À Indústria Automotiva

MLA: Claudeir Carvalho Silveira Efeito De Revestimentos Galvanizados Por Imersão A Quente No Coeficiente De Atrito De Um Aço Bifásico Destinado À Indústria Automotiva. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account