Efeito De Revestimentos Galvanizados Por Imersão A Quente No Coeficiente De Atrito De Um Aço Bifásico Destinado À Indústria Automotiva

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 1851 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
A necessidade da indústria automobilística de redução de peso, desenvolvimento de designs arrojados e aumento da resistência a corrosão dos automóveis obrigou as indústrias siderúrgicas a produzirem aços galvanizados de alta resistência. Entretanto, para que haja este desenvolvimento é necessário maior conhecimento do comportamento dos revestimentos galvanizados quando submetidos a processos de estampagem. Desgastes da superfície galvanizada, formação de pós, redução da resistência a corrosão e atrito das superfícies são aspectos importantes a considerar no projeto do ferramental de estampagem. Este trabalho teve, portanto, como objetivo a avaliação do efeito dos revestimentos Galvanizing e Galvannealed no coeficiente de atrito de um aço Dual Phase 600. Para avaliação do coeficiente de atrito foi utilizado um tribômetro de ferramenta plana que simula o atrito na estampagem de peças. O trabalho apresenta ainda a caracterização microestrutural do revestimento realizada por microscopia ótica (MO) e eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Para avaliação das propriedades do substrato e do revestimento foram utilizadas também medidas de Microdureza. Após a realização dos ensaios, foi caracterizada ainda a evolução dos revestimentos após desgaste promovido pelo tribômetro de ferramenta plana e a identificação e caracterização do fenômeno de stick-slip.
Citation
APA:
(2018) Efeito De Revestimentos Galvanizados Por Imersão A Quente No Coeficiente De Atrito De Um Aço Bifásico Destinado À Indústria AutomotivaMLA: Efeito De Revestimentos Galvanizados Por Imersão A Quente No Coeficiente De Atrito De Um Aço Bifásico Destinado À Indústria Automotiva. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.