Estudo Da Adição De Etanol Ao Gás Natural Na Cementação Do Aço Din 17nicrmo5 Na Fabricação De Engrenagens

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Rogério Pinto Coelho Catalão
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1991 KB
Publication Date:
Aug 8, 2018

Abstract

No presente trabalho utilizou-se etanol no tratamento de cementação de engrenagens de aço DIN17NiCrMo5 utilizadas em transmissões automotivas. O processo de cementação foi realizado em fornos industriais contínuos utilizando gás natural e etanol como agentes cementantes às temperaturas de 870°C, 890°C e 930°C após o qual as peças foram temperadas e revenidas. As amostras tratadas foram submetidas à análise de fases por difração de raios-X e as microestruturas foram caracterizadas por microscopia ótica. O tamanho de grão austenítico das amostras tratadas foi determinado em 20 ± 2 µm com percentual de austenita retida entre 20% e 30%. A adição de etanol elevou o teor de CO na atmosfera do forno. Foi determinada a variação do teor de carbono em profundidade nas amostras tratadas, o que permitiu o cálculo das constantes de difusão do carbono na austenita.
Citation

APA: Rogério Pinto Coelho Catalão  (2018)  Estudo Da Adição De Etanol Ao Gás Natural Na Cementação Do Aço Din 17nicrmo5 Na Fabricação De Engrenagens

MLA: Rogério Pinto Coelho Catalão Estudo Da Adição De Etanol Ao Gás Natural Na Cementação Do Aço Din 17nicrmo5 Na Fabricação De Engrenagens. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account