Estudo De Rota Hidrometalurgica Visando A Extração De Prata Estanho De Solda Presente Em Pci

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Marcos Paulo Kohler Caldas
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
879 KB
Publication Date:
Aug 7, 2018

Abstract

Após a edição da RoHS Directive 2002/95/EC, diretiva que entrou em vigor em 1º de julho 2006 proibindo a utilização de seis substâncias perigosas: chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados e éteres difenil-polibromados, fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos passaram a utilizar soldas livres de chumbo (lead free) para montagem de suas placas de circuito impresso. A SAC 305 é um tipo de solda muito utilizada pelas empresas fabricantes de placas de circuito impresso. O presente trabalho visa caracterizar este tipo de solda verificando sua composição e identificar se a mesma se encontra livre de elementos perigosos ao ambiente. Avaliou-se a extração de metais como Ag e Sn através de digestão ácida em água-régia e rota HNO3 a temperatura ambiente. A composição do licor lixiviado foi caracterizada por espectrometria de emissão óptica com acoplamento de plasma induzido (ICP-OES). Os resultados indicam que a solda SAC 305 atende a RoHS, possui 2,7% Ag, 96,4% Sn e 0,9% de outros metais e a melhor rota para extração de Ag foi a HNO3 e para Sn foi a água-régia.
Citation

APA: Marcos Paulo Kohler Caldas  (2018)  Estudo De Rota Hidrometalurgica Visando A Extração De Prata Estanho De Solda Presente Em Pci

MLA: Marcos Paulo Kohler Caldas Estudo De Rota Hidrometalurgica Visando A Extração De Prata Estanho De Solda Presente Em Pci. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account