ESTUDO DO COMPORTAMENTO TERMOMECÂNICO DO AÇO API 5L X80M – PSL2 MICROLIGADO AO Nb-Ti UTILIZANDO ENSAIOS ISOTÉRMICOS DE TORÇÃO A QUENTE

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 8
- File Size:
- 1257 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
O desenvolvimento de aços de alta resistência associados à boa tenacidade é uma alternativa para redução de custos na construção e instalação de oleodutos e gasodutos, devido à possibilidade de redução da espessura dos tubos sem que seu desempenho seja afetado. Os aços da classe API (American Petroleum Institute) pertencem ao grupo de aços ARBL (Alta Resistência Baixa Liga) que possuem as combinações desejáveis de resistência à tração, ductilidade, tenacidade e soldabilidade. No processo de laminação a quente o comportamento dos aços está diretamente relacionado aos parâmetros de processamento como temperatura, deformação, taxa de deformação, taxa de resfriamento e tempo entre passes. O controle desses parâmetros é importante na determinação da microestrutura e propriedades mecânicas do material. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento termomecânico do aço API 5L X80M–PSL2 através de ensaios de torção a quente isotérmicos. Através desses ensaios serão determinados a tensão e deformação de pico, tensão e deformação crítica e a porcentagem de amaciamento do material.
Citation
APA:
(2018) ESTUDO DO COMPORTAMENTO TERMOMECÂNICO DO AÇO API 5L X80M – PSL2 MICROLIGADO AO Nb-Ti UTILIZANDO ENSAIOS ISOTÉRMICOS DE TORÇÃO A QUENTEMLA: ESTUDO DO COMPORTAMENTO TERMOMECÂNICO DO AÇO API 5L X80M – PSL2 MICROLIGADO AO Nb-Ti UTILIZANDO ENSAIOS ISOTÉRMICOS DE TORÇÃO A QUENTE. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.