Estudo Do Potencial De Biodegradação De Uma Bactéria Isolada Do Rejeito De Petróleo

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 457 KB
- Publication Date:
- Mar 1, 2019
- Industry Topics:
- Automation, Economic Viability, Green Technology, Mine Planning, Operations, Processing, Rare Earth Elements, Reclamation, Regulation, Social License, Sustainability, ESG, Tailings, Water Management, Workforce
Abstract
A contaminação de solos e do ambiente hídrico por hidrocarbonetos de cadeias longas, geralmente por rompimentos de dutos ou por acidentes ocorridos no seu transporte afetam o meio ambiente de forma deletéria. Visando aplicabilidades futuras na remediação de solos e águas, existe a necessidade de estudos de biodegradação específicos, como por exemplo, bactérias que utilizam óleos de cadeias longas como fonte de carbono, visando melhorar o entendimento do mecanismo de interação do óleo com as bactérias. Baseado neste raciocínio, para desenvolvimento deste trabalho que visou encontrar, estudar e entender o metabolismo de uma microbiota capaz de utilizar hidrocarbonetos de cadeias longas como fonte de carbono, foram isoladas linhagens de bactérias provenientes de uma comunidade encontrada em borra de petróleo. Esta comunidade bacteriana teve avaliado seu poder de biodegradação de várias moléculas, constituintes do petróleo, assim como a sua preferência metabólica por cadeias específicas, resultando em um melhor entendimento do processamento dos componentes do óleo derivado de petróleo por micro-organismos. Os resultados de cromatografia comprovaram a biodegradação através da redução dos picos, e através do estudo dos cromatogramas foi possível identificar as substâncias biodegradadas.
Citation
APA:
(2019) Estudo Do Potencial De Biodegradação De Uma Bactéria Isolada Do Rejeito De PetróleoMLA: Estudo Do Potencial De Biodegradação De Uma Bactéria Isolada Do Rejeito De Petróleo. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.