Estudo E Avaliação Das Propriedades De Argilas Utilizadas Na Indústria De Cerâmica Vermelha Da Região Do Cariri- Ceará

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Amélia de Santana Cartaxo
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
717 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

O objetivo desta pesquisa é caracterizar matérias-primas, massas e produto final, de indústrias da cerâmica vermelha presentes na região do cariri – CE, e que ainda não tenha suporte técnico para melhorar seus produtos ou até adequá-los as Normas Técnicas vigentes. Inicialmente, foram utilizados quatro tipos de argilas provenientes da Indústria Cerâmica Pé Seco, localizada na cidade do Crato na Região do Cariri- Ceará. Estas argilas foram submetidas aos ensaios de plasticidade pelo Método Atterberg, em seguida foram queimadas em três temperaturas diferentes (700ºC, 850ºC e 1.050ºC) e avaliadas o comportamento de absorção de água, retração linear, perda ao fogo e a tensão de ruptura à flexão.Todas as amostras de argila obtiveram um aumento da perda ao fogo, tensão de ruptura e retração linear com o aumento da temperatura, entretanto houve redução da absorção de água. De acordo com o teste de plasticidade, apenas as amostras AV, AB1e BP apresentaram plasticidade dentro do recomendado.
Citation

APA: Amélia de Santana Cartaxo  (2017)  Estudo E Avaliação Das Propriedades De Argilas Utilizadas Na Indústria De Cerâmica Vermelha Da Região Do Cariri- Ceará

MLA: Amélia de Santana Cartaxo Estudo E Avaliação Das Propriedades De Argilas Utilizadas Na Indústria De Cerâmica Vermelha Da Região Do Cariri- Ceará. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account