Estudo Preliminar Da Determinação Do Teor De Cinzas De Carvão A Partir Da Reflectância Através Da Teoria De Kubelka-munk

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1029 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
A teoria de Kubelka-Munk é bastante genérica e abrangente. A sua aplicabilidade já foi estudada nas mais diversas áreas, como tintas especiais [1], plásticos [2,3], produtos farmacêuticos [4] e alimentícios [5], e também no caolim [6-8]. A partir da teoria pode se relacionar a reflectância difusa com a função de Kubelka-Munk É também notável que carvões com elevados teores de cinza possuem propriedades colorimétricas diferentes de carvões com baixos teores de cinza. Em função dessa notável diferença acredita-se poder quantificar a quantidade de cinzas a partir da reflectância em diversos comprimentos de onda. Para isso foi elaborado um roteiro de retirada da amostra e confecção de pastilhas de carvão pulverizado onde foram medidos a reflectância e o percentual de cinzas. A partir dessas medidas foi possível a obtenção de equações que modelam a função de Kubelka-Munk em função do percentual de cinzas. Apesar do baixo número de amostras coletadas foi possível se obter funções de Kubelka-Munk que se encaixaram nos dados coletados. Por fim, foi possível concluir que há possibilidade de inferir o teor de cinzas de carvão por meio da reflectância.
Citation
APA:
(2018) Estudo Preliminar Da Determinação Do Teor De Cinzas De Carvão A Partir Da Reflectância Através Da Teoria De Kubelka-munkMLA: Estudo Preliminar Da Determinação Do Teor De Cinzas De Carvão A Partir Da Reflectância Através Da Teoria De Kubelka-munk. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.