Etapas Iniciais No Desenvolvimento De Um Modelo De Previsão De Enxofre Na Dessulfuração De Gusa Em Carro Torpedo Na Companhia Siderurgica Nacional

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 733 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
O enxofre no aço é, normalmente, um residual indesejável, afetando negativamente propriedades como ductilidade tenacidade, conformabilidade, soldabilidade e resistência à corrosão. Desde os anos 1970 a prática mais comum é dessulfurar o gusa fora dos altos-fornos, evitando, sempre que possível, a dessulfuração do aço em forno panela. Isto permite vazamento de gusa com teores de enxofre mais elevados do alto-forno, reduzindo os custos de produção desde reator. Termodinamicamente, a dessulfuração do gusa é favorável, devido as condições redutoras e a interação do enxofre com o carbono. Operacionalmente, o gusa pode ser dessulfurado em carros torpedos ou em panelas de transferência, através da adição de diversos reagentes. Para controlar o processo de dessulfuração é necessário conhecer a cinética do processo. Este trabalho descreve estudos iniciais para a melhoria do modelo de controle da dessulfuração em carro torpedo na CSN através da injeção de carbureto de cálcio em pó.
Citation
APA:
(2017) Etapas Iniciais No Desenvolvimento De Um Modelo De Previsão De Enxofre Na Dessulfuração De Gusa Em Carro Torpedo Na Companhia Siderurgica NacionalMLA: Etapas Iniciais No Desenvolvimento De Um Modelo De Previsão De Enxofre Na Dessulfuração De Gusa Em Carro Torpedo Na Companhia Siderurgica Nacional. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.