Influência Da Porcentagem Da Fase Ferrita Delta Na Resistência À Corrosão Por Pite De Um Aço Inoxidável Supermartensítico

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 1232 KB
- Publication Date:
- Aug 7, 2018
Abstract
Aços Inoxidáveis Supermartensíticos surgiram na indústria petroquímica como um material alternativo para confecção de dutos, devido principalmente ao sinergismo de suas propriedades mecânicas e de corrosão. Com esta nova demanda, tornou-se necessária a caracterização deste material em suas diversas propriedades, destacando-se neste trabalho o efeito da microestrutura na resistência à corrosão. Objetivou-se, portanto, o estudo da resistência à corrosão por pite de um aço inoxidável supermartensítico 13Cr-5Ni-2Mo-Nb em função da fração volumétrica de ferrita-delta (d) presente na microestrutura. A variação da ferrita-delta foi alcançada através de tratamentos de recozimento, a 1.050°C, durante diferentes tempos (de 0,5h a 48h). As amostras foram submetidas a ensaios de polarização potenciodinâmica em eletrólito contendo 3,5% NaCl, naturalmente aerado. Quantificou-se, ainda, a porcentagem de ferrita em cada uma das condições através de ataque eletrolítico com solução 20% NaOH. Os resultados obtidos evidenciaram a diminuição desta fase com o aumento do tempo de recozimento, chegando praticamente à sua eliminação com tratamento de 48h. Paralelamente, a resistência à corrosão por pite deste aço foi melhorada de modo proporcional à diminuição da fase ferrita, resultando em um aumento de aproximadamente 115 mV da pior para a melhor condição, comprovando que, de fato, a presença de ferrita-delta prejudica as propriedades de resistência à corrosão localizada.
Citation
APA:
(2018) Influência Da Porcentagem Da Fase Ferrita Delta Na Resistência À Corrosão Por Pite De Um Aço Inoxidável SupermartensíticoMLA: Influência Da Porcentagem Da Fase Ferrita Delta Na Resistência À Corrosão Por Pite De Um Aço Inoxidável Supermartensítico. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.