Influência Do Acabamento Superficial Na Resistência A Oxidação De Aços Inoxidáveis

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Francisco Geraldo Toledo Junior
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1029 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Os aços inoxidáveis possuem características essenciais para um bom acabamento quando o que se busca é estética e boa resistência à oxidação. O acabamento polido é muito utilizado em utensílios domésticos, eletrodomésticos e ponteiras de escapamentos de veículos. Em muitos casos são expostos à elevação de temperatura sendo sujeitos à oxidação a quente que pode causar o amarelamento da superfície desses aços. Através de ensaios de oxidação a quente, potencial eletroquímico, microdureza e tensão residual via difração de raios-x foi possível perceber uma diferença entre os acabamentos brilhantes via laminador com cilindros polidos e acabamentos obtidos pelo polimento de rebolos de panos e pastas abrasivas. O ensaio de tensão residual mostrou qualitativamente que o aumento de dureza e o forte amarelamento ocorrido no material com acabamento polido pode ser em função de uma deformação elástica na superfície imposta durante o processo na linha de polimento automático.
Citation

APA: Francisco Geraldo Toledo Junior  (2017)  Influência Do Acabamento Superficial Na Resistência A Oxidação De Aços Inoxidáveis

MLA: Francisco Geraldo Toledo Junior Influência Do Acabamento Superficial Na Resistência A Oxidação De Aços Inoxidáveis. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account