Influência Dos Parâmetros De Tratamento No Retorno Elástico Da Liga De Alumínio Aa7475 Em Condições De Conformação Sob Fluência E Envelhecimento

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 7
- File Size:
- 834 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Em Conformação sob Fluência com Envelhecimento, do inglês Creep Age Forming (CAF), o material previamente solubilizado e temperado é carregado elasticamente (normalmente por flexão) e subsequentemente aquecido à temperatura de tratamento térmico de envelhecimento. Basicamente, a conformação se dá por meio de deformações provocadas simultaneamente pela tensão aplicada ao longo do tempo (fluência) e endurecimento por precipitação (envelhecimento). Sendo assim, pretende-se avaliar os efeitos dos parâmetros mencionados no retorno elástico, como tempo, temperatura, retorno elástico e propriedades mecânicas. Portanto foi avaliado, a variação do retorno elástico (springback) em função do tempo para a liga de alumínio AA7475 submetida a um carregamento de flexão durante o envelhecimento realizado em duas temperaturas diferentes (120°C e 150°C). Foi possível observar que quanto menor o tempo e a temperatura de envelhecimento, maior o retorno elástico. Portanto, quanto maior o retorno elástico da peça, mais próxima ela estará do seu formato original antes da conformação [1]. Em relação à dureza, foi observado que quando o material é submetido a uma temperatura de 120°C obtém-se um aumento significativo de dureza Vickers com o passar do tempo (atribuída a precipitação refinada) e a 150°C não ocorre esse aumento significativo dessa propriedade mecânica (atribuído a precipitação mais grosseira).
Citation
APA:
(2017) Influência Dos Parâmetros De Tratamento No Retorno Elástico Da Liga De Alumínio Aa7475 Em Condições De Conformação Sob Fluência E EnvelhecimentoMLA: Influência Dos Parâmetros De Tratamento No Retorno Elástico Da Liga De Alumínio Aa7475 Em Condições De Conformação Sob Fluência E Envelhecimento. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.