Microestrutura De Solidificação E Comportamento De Corrosão Da Liga Ternária Al-9%sn-5%zn

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
André dos Santos Barros Clarissa Barros da Cruz Amauri Garcia Noé Cheung
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
924 KB
Publication Date:
Oct 1, 2019

Abstract

Embora a resistência ao desgaste seja geralmente a principal propriedade avaliada decorrente da adição de terceiros elementos em ligas Al-Sn, não somente os fenômenos tribológicos são responsáveis pela deterioração gradual das peças, mas também os fenômenos relacionados à corrosão. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar o efeito de características microestruturais formadas durante a solidificação transiente da liga Al-9%Sn-5%Zn na resistência à corrosão em solução 0,06M NaCl investigada por polarização potenciodinâmica e espectroscopia de impedância eletroquímica. Foi observada uma morfologia microestrutural caracterizada por dendritas da fase α-Al com concentrações de Zn tanto na matriz dendrítica quanto em regiões ricas em Sn localizadas nos contornos interdendríticos. A evolução dos espaçamentos dendríticos primários (λ1) também foi correlacionada com parâmetros térmicos de solidificação. Finalmente, constatou-se que a amostra com microestrutura mais grosseira, ou seja, λ1 = 89,6 μm, apresentou comparativamente menor densidade de corrente de corrosão e maior resistência à polarização.
Citation

APA: André dos Santos Barros Clarissa Barros da Cruz Amauri Garcia Noé Cheung  (2019)  Microestrutura De Solidificação E Comportamento De Corrosão Da Liga Ternária Al-9%sn-5%zn

MLA: André dos Santos Barros Clarissa Barros da Cruz Amauri Garcia Noé Cheung Microestrutura De Solidificação E Comportamento De Corrosão Da Liga Ternária Al-9%sn-5%zn. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account