Modelo Matemático Da Distribuição De Temperaturas Para O Resfriamento De Um Tubo De Aço Submetido A Tempera Por Anéis De Resfriamento

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Daniela Fátima Gomes
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
14
File Size:
1298 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

O processo de têmpera é uma das etapas críticas na produção de tubos de aço, possuindo grande importância na determinação da qualidade do produto final. Nesse trabalho foi desenvolvido um modelo matemático para o resfriamento de um tubo submetido a têmpera por anéis. Neste processo, o tubo passa através de um conjunto de anéis com sprays de água. Uma série de variáveis afetam a performance do processo, tais como: temperatura de entrada do material na estrutura de resfriamento e velocidades de rotação e avanço do tubo. Diversas simulações foram desenvolvidas, comparando diferentes abordagens para a modelagem. Constatou-se que o espaçamento entre os anéis causa grandes gradientes de temperatura ao longo da superfície do tubo. Verificou-se que a transferência de calor ao longo do comprimento do tubo não deve ser negligenciada e a velocidade de rotação do tubo uniformiza a temperatura ao longo da direção angular do tubo.
Citation

APA: Daniela Fátima Gomes  (2017)  Modelo Matemático Da Distribuição De Temperaturas Para O Resfriamento De Um Tubo De Aço Submetido A Tempera Por Anéis De Resfriamento

MLA: Daniela Fátima Gomes Modelo Matemático Da Distribuição De Temperaturas Para O Resfriamento De Um Tubo De Aço Submetido A Tempera Por Anéis De Resfriamento. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account