Modo De Ocorrênca Do Manganês No Minério De Ferro E Influência Da Impureza No Processo De Concentração Magnética Do Pellet Feed Fine – Mina Da Vale- Quadrilátero Ferrífero- Mg-brasil

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 8
- File Size:
- 1640 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
As impurezas associadas ao minério de ferro em determinadas porções das minas são elevadas, principalmente os teores de manganês. Assim, vislumbrando o entendimento do comportamento dos minerais portadores de manganês no processo de tratamento via separação magnética, foram coletadas amostras diárias que alimentam o concentrador magnético e que representam o mix das minas do Complexo minerador, nas etapas de alimentação, concentrado e rejeito, por um período de oito meses. Nessas amostras, foram determinadas as granulometrias, análises químicas por faixas e mineralogias. Em uma segunda etapa de trabalho, foram coletadas duas amostras da mina 1 e duas amostras da mina 2, representativas dos materiais impuros, para identificação das fases minerais majoritárias através de difratometria de raios X, pesquisa microestrutural e microanálise química dos portadores de manganês através de análises em MEV-EDS. Os resultados mostraram que o manganês possui duas formas de ocorrência: uma como mineral liberado e a outra como minerais componentes de partículas mistas. Nesta última forma de ocorrência, pode-se obter maior concentração do teor de manganês no produto da separação magnética e/ou perda do elemento ferro para o rejeito, pois as partículas mistas (hematita + manganês) não são atraídas pelo campo magnético.
Citation
APA:
(2017) Modo De Ocorrênca Do Manganês No Minério De Ferro E Influência Da Impureza No Processo De Concentração Magnética Do Pellet Feed Fine – Mina Da Vale- Quadrilátero Ferrífero- Mg-brasilMLA: Modo De Ocorrênca Do Manganês No Minério De Ferro E Influência Da Impureza No Processo De Concentração Magnética Do Pellet Feed Fine – Mina Da Vale- Quadrilátero Ferrífero- Mg-brasil. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.