Obtenção De Filmes Finos De Cobre Por Gaiola Catódica: Análise Do Confinamento Do Plasma Variando A Espessura Da Tampa Da Gaiola E Dos Parâmetros De Deposição

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 965 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
A deposição de filmes finos por plasma melhora várias propriedades físicas, químicas e biológicas de superfícies que contribuem para o enobrecimento dos materiais. O objetivo desse trabalho é estudar a cinética de deposição de filmes finos de cobre, utilizando a técnica da gaiola catódica, alterando a espessura da tampa da gaiola, e sua relação com a variação da potência do tratamento. Filmes de cobre caracteriza-se como bom condutor elétrico e térmico, o que justifica seu uso em microeletrônica, segundo a U.S. Environmental Agency (EPA) existem 282 tipos de ligas de cobre bactericidas, habilitando sua utilização em ambientes estéril. Assim, realizou-se deposições de filmes finos de cobre sobre substrato de vidro, variando a corrente do processo e a espessura da tampa da gaiola. Avaliou-se a variação de peso da amostra depositada, definindo o peso resultante das deposições. Realizou-se também a caracterização por difração de raio-X, microscopia eletrônica de varredura e análise tribológica (calotest). Os resultados mostraram que, o tratamento com espessura de tampa de 12 mm promoveu o filme mais espesso e mais contínuo dentre todos os tratamentos, com uma grande quantidade de cobre depositado, o que induz que a razão ideal diâmetro de furo/espessura da tampa é 0,67.
Citation
APA:
(2017) Obtenção De Filmes Finos De Cobre Por Gaiola Catódica: Análise Do Confinamento Do Plasma Variando A Espessura Da Tampa Da Gaiola E Dos Parâmetros De DeposiçãoMLA: Obtenção De Filmes Finos De Cobre Por Gaiola Catódica: Análise Do Confinamento Do Plasma Variando A Espessura Da Tampa Da Gaiola E Dos Parâmetros De Deposição . Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.