Obtenção De Microestrutura Multiconstituída Em Um Aço Baixa-liga A Partir De Tratamento Isotérmico De Transformação Bainítica

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 8
- File Size:
- 1536 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Aços resistentes ao desgaste são amplamente aplicados em partes estruturais que exigem propriedades como resistência mecânica, tenacidade e resistência ao desgaste abrasivo. O presente trabalho foi realizado devido à necessidade de desenvolvimento de materiais necessários para minimizar os efeitos causados pelo desgaste abrasivo. Os objetivos são: obter microestrutura multiconstituída (ferrita, bainita, martensita e austenita retida) por meio de tratamentos térmicos; e compará-la a microestrutura martensítica revenida. O aço estudado possui a seguinte composição química 0,26%C-1,13%Mn-0,92%Si-0,72%Cr- 0,29%Mo-0,18%Ni-0,17%Cu. Conduziu-se os tratamentos térmicos na sequência apresentada: recozimento subcrítico a 700°C, têmpera em óleo (temperatura de austenitização 940°C) e tratamento isotérmico de transformação bainítica (temperatura de austenitização de 820, 860, 900 e 940°C) ou recozimento subcrítico a 700°C seguido de têmpera/revenimento (940°C e resfriamento em água/250°C por 2 horas). Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) foi empregada para se avaliar a microestrutura do aço. Dureza Rockwell C foi utilizada com intuito de comparar a dureza das diversas microestruturas obtidas. Constatou-se que com a diminuição da temperatura de austenitização houve decréscimo do valor de dureza; e as amostras temperadas e revenidas demonstraram dureza média maior que as amostras que passaram por tratamento isotérmico de bainitização. A microestrutura multiconstituída foi obtida.
Citation
APA:
(2017) Obtenção De Microestrutura Multiconstituída Em Um Aço Baixa-liga A Partir De Tratamento Isotérmico De Transformação BainíticaMLA: Obtenção De Microestrutura Multiconstituída Em Um Aço Baixa-liga A Partir De Tratamento Isotérmico De Transformação Bainítica. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.