Otimização De Protocolo De Preparação De Amostras Em Laboratório De Análises Físicas

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Flávia Guimarães Rocha Godinho Campos Vargas
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
1031 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Amostragem pode ser definida como a sequência de operações que visam retirar do todo (lote) uma parcela (amostra) que conserve as propriedades de interesse do lote. O menor erro possível em um protocolo de amostragem é chamado de erro fundamental de amostragem (FSE), o qual está associado à heterogeneidade constitucional do minério e pode ser estimado através de testes de heterogeneidade. A realização do teste de heterogeneidade com minério fonte de zinco, proveniente da mina de Vazante, permitiu concluir que a heterogeneidade da willemita é menor que a heterogeneidade de minérios de ouro e maior que a de minérios fonte de alumínio, por exemplo. Além disso, os resultados do teste de heterogeneidade permitiram a otimização do protocolo de preparação de amostras do laboratório físico, reduzindo o erro total de 13,4% para 6,0% sem investimentos em infraestrutura de laboratório.
Citation

APA: Flávia Guimarães Rocha Godinho Campos Vargas  (2017)  Otimização De Protocolo De Preparação De Amostras Em Laboratório De Análises Físicas

MLA: Flávia Guimarães Rocha Godinho Campos Vargas Otimização De Protocolo De Preparação De Amostras Em Laboratório De Análises Físicas. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account