Redução Dos Desvios De Qualidade Por Manchas Superficiais (Ms) Na Fabricação De Folhas De Flandres Nas Linhas De Estanhamento 5 E 6

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 14
- File Size:
- 1334 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
A CSN possui 4 linhas de estanhamento eletrolítico (LEE) com capacidade de produção de 700 kt/ano de Folha de Flandres, nas quais durante o processo de estanhamento podem ocorrer desvios de qualidade que impactam no custo final do produto, afetando diretamente o custo de transformação da folha-de-flandres. Um destes desvios são as manchas superficiais (MS), caracterizadas por manchas na superfície do revestimento da Folha de Flandres que prejudicam o aspecto final do produto. O objetivo deste projeto foi reduzir o índice de desvio NOK por manchas superficiais das Linhas de Estanhamento 5 e 6 de 0,28% para 0,14% até abril de 2013. O projeto foi realizado utilizando a metodologia Lean Seis Sigma, obtida pela união do “Lean Manufacturing”, que visa a eliminação de desperdícios durante o processo produtivo e o Seis Sigma como uma estratégia gerencial que busca a maximização do desempenho dos processos. A metodologia é dividida em cinco etapas: Define, Measure, Analyze, Improve e Control. Após a conclusão do projeto observamos uma redução de 65% no índice de desvio do defeito em relação à média do ano anterior (2012). Com esta redução obtivemos um ganho financeiro de R$212.000,00. Este projeto também serviu como projeto de Certificação de especialista Green Belt.
Citation
APA:
(2018) Redução Dos Desvios De Qualidade Por Manchas Superficiais (Ms) Na Fabricação De Folhas De Flandres Nas Linhas De Estanhamento 5 E 6MLA: Redução Dos Desvios De Qualidade Por Manchas Superficiais (Ms) Na Fabricação De Folhas De Flandres Nas Linhas De Estanhamento 5 E 6. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.