Redução Na Variação De Nível De Aço No Molde Em Placas De Aços Hsla Peritéticos Produzidos Para A Laminação De Bobinas A Quente Conforme Norma Astm A588-b

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 3361 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Incentivado pela diversificação dos produtos em aço, a demanda por graus cuja composição química esteja próxima da faixa peritética, tais como os aços HSLA (High Strength Low Alloy) e AHSS (Advanced High Strength Steel), tem aumentado. As crescentes exigências nas propriedades mecânicas e a redução de custo nas ligas são as razões para que esses aços sejam projetados próximos à faixa peritética, com o teor de carbono entre 0,09 e 0,16%. A produção de placas do aço ASTM A588-B, com o teor de carbono visado igual a 0,10%, apresentava expressiva variação do Nível de Aço no Molde (Ou Mould Level Fluctuation, MLF), aumentando a probabilidade de ocorrência de “Break-Out” (Rompimento de Pele) e a redução da qualidade de superfície das placas, com eventual ocorrência de Trincas Longitudinais. Outra limitação é a impossibilidade de troca de largura das placas, dependente da estabilidade do processo de Lingotamento Contínuo. Serão discutidas as ações tomadas visando a redução do MLF, baseada em alterações no Projeto de Liga, a comparação entre variáveis-chave do processo de Lingotamento Contínuo de Placas em dois cenários de Projeto de Liga além dos impactos em características de Propriedades Mecânicas do produto laminado, no caso bobinas processadas em Laminador Steckel.
Citation
APA:
(2017) Redução Na Variação De Nível De Aço No Molde Em Placas De Aços Hsla Peritéticos Produzidos Para A Laminação De Bobinas A Quente Conforme Norma Astm A588-bMLA: Redução Na Variação De Nível De Aço No Molde Em Placas De Aços Hsla Peritéticos Produzidos Para A Laminação De Bobinas A Quente Conforme Norma Astm A588-b. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.