Rolamentos Autocompensadores De Rolos Com Microstrutura Bainítica Vs Martensítica Em Máquina De Lingotamento Contínuo

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Fabricio Sartori Trani
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1712 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Os rolamentos da máquina de lingotamento contínuo de placas foram inspecionados após campanha do segmento. O tempo de operação foi de uma campanha (1,5 ano ou 1,5 milhão de toneladas produzidas). Nos mancais centrais dos rolos longos, foram inspecionados 14 rolamentos, sendo 2 deles SKF com microestrutura bainítica e os demais 12 de outro fabricante, com microestrutura martensítica. Os rolamentos SKF eram de classe de desempenho Explorer e aprimorados, ficando evidenciado modo de falha seguro, diferentemente dos demais rolamentos, que apresentaram fadiga subsuperficial acentuada (descascamento), fraturas por fadiga e superaquecimento. A aplicação de lingotamento contínuo é bastante crítica para rolamentos, pois contempla sobrecarga, cargas de choque, contaminação por água e particulado sólido e altas temperaturas de operação. Ainda assim, a vida em serviço dos rolamentos com microestrutura bainítica foi estendida.
Citation

APA: Fabricio Sartori Trani  (2017)  Rolamentos Autocompensadores De Rolos Com Microstrutura Bainítica Vs Martensítica Em Máquina De Lingotamento Contínuo

MLA: Fabricio Sartori Trani Rolamentos Autocompensadores De Rolos Com Microstrutura Bainítica Vs Martensítica Em Máquina De Lingotamento Contínuo. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account