Simulação Física Da Laminação A Quente De Fiomáquina De Aços Baixo E Ultrabaixo Carbono

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Patrícia de Fátima Rodrigues
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1224 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Neste trabalho, a técnica de ensaios de torção a quente foi utilizada na simulação física do processo de laminação a quente do produto fio-máquina. Foram realizados ensaios em dois tipos de aços, a saber, um aço baixo carbono (BC) e outro aço ultrabaixo carbono (UBC). A realização dos ensaios de torção a quente, sob condições próximas ao processamento industrial, ou seja, utilizando parâmetros de processo como taxa de deformação, temperatura e tempo entre passes, fornecidos pelo fabricante do laminador, possibilitou evidenciar os mecanismos de amaciamento destes aços. Foram obtidas as curvas de escoamento para as condições propostas e realizadas análises metalográficas para avaliar as microestruturas resultantes. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que ambos os aços apresentaram bom desempenho na laminação do fio-máquina. Em particular, o aço ultrabaixo carbono mostrou-se capaz de suportar as condições de processamento impostas nas simulações, o que torna viável sua possível aplicação no mercado de produtos de aços longos.
Citation

APA: Patrícia de Fátima Rodrigues  (2017)  Simulação Física Da Laminação A Quente De Fiomáquina De Aços Baixo E Ultrabaixo Carbono

MLA: Patrícia de Fátima Rodrigues Simulação Física Da Laminação A Quente De Fiomáquina De Aços Baixo E Ultrabaixo Carbono. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account