Simulação Numérica Aplicada Ao Estudo Da Relação Entre Largura De Contato Da Matriz E O Alongamento No Forjamento Em Matriz Aberta

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 2024 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Para a fabricação de peças de grande porte, o forjamento em matriz aberta é o processo mais utilizado. Porém, se seus parâmetros não forem bem estabelecidos, defeitos metalúrgicos poderão surgir; esses, em sua maioria, provindos do material bruto de fusão, como rechupes e vazios. Para sanar tais defeitos, a deformação imposta na peça deve ser a mais homogênea possível. Neste estudo, a simulação numérica foi utilizada para verificar a relação entre a largura de contato matriz-peça e a espessura da parede de peças vazadas, com o objetivo de analisar o conceito de razão de mordida para esse tipo de geometria. Utiliza-se um billet cilíndrico inicial de 450 mm de comprimento, 360 mm de diâmetro externo e 120 mm de diâmetro interno, de material AISI 4140. As razões de mordida estudadas variam entre 0,2 e 1,4, sendo impostas variações de tempo em cada processo. Após análise, pôde-se verificar que as geometrias que apresentam distribuições mais homogêneas de deformação utilizaram razão de mordida de 0,4.
Citation
APA:
(2017) Simulação Numérica Aplicada Ao Estudo Da Relação Entre Largura De Contato Da Matriz E O Alongamento No Forjamento Em Matriz AbertaMLA: Simulação Numérica Aplicada Ao Estudo Da Relação Entre Largura De Contato Da Matriz E O Alongamento No Forjamento Em Matriz Aberta. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.