Uso De Redes Neurais Artificiais Para Análise Da Resistência À Compressão De Pelotas Queimadas De Minério De Ferro

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Lumena Glória de Souza Nunes
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
12
File Size:
1150 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

No tocante a qualidade da pelota de minério de ferro, a resistência à compressão é uma das propriedades mais importantes. Utilizando redes neurais artificiais este trabalho teve como principal objetivo a análise da influência de variáveis de processo na resistência à compressão da pelota queimada de minério de ferro. Para isso, foi analisado um banco de dados de 90 dias de produção de pelotas para alto forno de uma usina de pelotização do estado do Espírito Santo. Então desenvolveu-se um modelo matemático por rede neural artificial para predizer a resistência à compressão das pelotas de minério, que avaliou a influência de variáveis metalúrgicas, de ajustes de processo e operacionais. A rede neural mostrou-se capaz de prever a resistência a compressão de maneira satisfatória com um R² de 0,91. Por fim, constatou-se que o percentual de carbono fixo é a variável que possuí maior influência sobre a resistência à compressão, seguida pela velocidade de grelha e a basicidade binária.
Citation

APA: Lumena Glória de Souza Nunes  (2017)  Uso De Redes Neurais Artificiais Para Análise Da Resistência À Compressão De Pelotas Queimadas De Minério De Ferro

MLA: Lumena Glória de Souza Nunes Uso De Redes Neurais Artificiais Para Análise Da Resistência À Compressão De Pelotas Queimadas De Minério De Ferro. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account