Utilização Da Casca De Café Com Carvão Vegetal Como Material Redutor E Energético Na Injeção De Material Pulverizado Nas Ventaneiras Dos Altos-fornos

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 1345 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Este trabalho foi realizado a partir da identificação do problema da alta geração de resíduos cafeeiros e de emissão de gases poluentes pelas indústrias siderúrgicas. Ao analisar as emissões nacionais de sistemas de energia, observou-se que o segmento da indústria de aço tem uma importante participação devido ao alto consumo de carvão metalúrgico e coque no balanço energético. O projeto teve como objetivo utilizar duas biomassas, a casca de café e o carvão vegetal, como uma fonte de energia no processo de redução do minério de ferro, através da injeção de finos pulverizados pelas ventaneiras de altos-fornos. O cafeeiro e a planta de eucalipto são fontes renováveis, ao contrário do carvão mineral, e através da fotossíntese capturam o gás CO2 da atmosfera, reduzindo parte da poluição causada pelos altos-fornos à coque. Para simular a possibilidade de injetar as biomassas estudadas, um simulador de injeção de materiais pulverizados foi utilizado. Foram utilizadas, também, técnicas para caracterizar os materiais, como classificação granulométrica, combustão, calorimetria, análise de gás, superfície específica, microscópica e química. Através do estudo, esta pesquisa mostra que a casca de café pode ser injetada em altos-fornos substituindo parcialmente a moinha de carvão vegetal.
Citation
APA:
(2017) Utilização Da Casca De Café Com Carvão Vegetal Como Material Redutor E Energético Na Injeção De Material Pulverizado Nas Ventaneiras Dos Altos-fornosMLA: Utilização Da Casca De Café Com Carvão Vegetal Como Material Redutor E Energético Na Injeção De Material Pulverizado Nas Ventaneiras Dos Altos-fornos. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.