Verificação Estatística Da Análise De Inclusões De Escória Em Amostras Ferrosas Coletadas No Entorno Do Morro De Araçoiaba

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 856 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
No presente trabalho, analisaram-se três amostras metálicas ferrosas provenientes da Real Fábrica de Ferro de Ipanema (RFFI) outras três do sitio arqueológico de Sardinha (SAS) em busca de uma assinatura química dos processos produtivos destes objetos com base num modelo de regressão linear dos resultados de análise química de inclusões não metálicas proposto por Dillmann et al. [1]. Foram usadas técnicas de caracterização microestrutural associadas com microanálise EDS (Energy dispersive X-ray spectroscopy) destas inclusões. Com os resultados de microanálise, foram construídos gráficos de relações entre os principais constituintes destas inclusões (%FeO versus %SiO2, %SiO2 versus %Al2O3, %Al2O3 versus %MgO e %CaO versus % K2O). Utilizou-se, então, a técnica de regressão linear (com reta passando e sem passar pela origem) para cada uma destas relações de modo a obter e avaliar o valor do coeficiente de determinação linear R2. Aplicou-se, ainda, o teste de t de Student para avaliar a hipótese de “reta passando forçosamente pela origem”, como proposto por Dillmann et al. [1]. Não foi possível obter a assinatura química dos processos produtivos, visto que a análise estatística dos dados mostrou uma incoerência no modelo utilizado por Dillmann et al. [1], que assumia que a regressão linear passava pela origem dos eixos.
Citation
APA:
(2018) Verificação Estatística Da Análise De Inclusões De Escória Em Amostras Ferrosas Coletadas No Entorno Do Morro De AraçoiabaMLA: Verificação Estatística Da Análise De Inclusões De Escória Em Amostras Ferrosas Coletadas No Entorno Do Morro De Araçoiaba. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.