Viabilidade Técnica Para Uso De Gesso Fgd Como Aditivo Retardador Do Tempo De Pega Em Cimento Portland

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Mariella Cortez Caillahua
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
12
File Size:
1137 KB
Publication Date:
Aug 8, 2018

Abstract

No presente estudo o gesso FGD (flue gas desulfurization) foi avaliado como aditivo retardador do tempo de pega, substituindo o gesso natural na fabricação do cimento Portland (CP II E-32). Os resultados da caracterização físico-química e morfológica do gesso natural e do gesso FGD identificaram um material de alta pureza, sulfato de cálcio di-hidratado para o gesso natural e a presença, principalmente, de bassanita (CaSO4.0,6H2O) e hannebachite (CaSO3.0,5H2O) com baixas concentrações de impurezas no gesso FGD. Baseado nos resultados, o gesso FGD é uma alternativa adequada para substituir o gesso natural. O tempo de pega mostrou cerca de uma hora de retardo em comparação com gesso natural e seu efeito sobre a resistência à compressão para as amostras de 3, 7 e 28 dias dependem da composição das misturas, atingindo um valor máximo para a argamassa com 2,1% de gesso FGD e 1,4% de gesso natural. Seguindo a norma ABNT NBR 10004:2004 o resíduo é classificado como não perigoso e não inerte.
Citation

APA: Mariella Cortez Caillahua  (2018)  Viabilidade Técnica Para Uso De Gesso Fgd Como Aditivo Retardador Do Tempo De Pega Em Cimento Portland

MLA: Mariella Cortez Caillahua Viabilidade Técnica Para Uso De Gesso Fgd Como Aditivo Retardador Do Tempo De Pega Em Cimento Portland. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account